fbpx

Esclareça as suas dúvidas

Porquê contratar alguém se eu posso organizar as minhas fotografias?

Um serviço profissional de organização não é apenas selecionar fotografias e colocá-las em pastas. É um processo complexo cujo resultado é uma colecção pesquisável e lógica, transversal a diferentes plataformas digitais e adaptável a actualizações e novas plataformas.

Para consegui-lo é preciso despender de horas de recolha, análise, criar uma estrutura de pastas lógica e adequada, e adicionar inúmeras palavras-chave, etiquetas e metadados.

O objetivo deste serviço é oferecer-lhe um legado fotográfico seguro para usufruir e partilhar com gerações vindouras.

Para que serve ter uma colecção fotográfica organizada?

Para conseguir aceder às suas fotografias rapidamente e partilhar aquela memória ou momento com alguém. Para garantir que nunca vai perder uma fotografia e que as vai passar por gerações. Para facilmente poder fazer aquele álbum especial para oferecer num aniversário, casamento ou outra ocasião especial. Para ter prazer em recordar e usufruir das suas fotografias.

Como é uma colecção fotográfica organizada?

É uma pasta que reúne todas as suas fotografias. Dentro desta pasta há outras pastas, organizada por datas e ocasiões. Mas a grande vantagem está na informação incluída em cada fotografia, que é como se escrevesse no verso da fotografia a data, o local, a ocasião e quem lá consta. A isto chama-se metadados e são eles que permitem que pesquise a sua colecção e encontre sempre aquela fotografia.

Como conseguem organizar as fotografias se não conhecem a minha família, amigos e ocasiões?

Todo o processo de organização foi criado para ultrapassar esta questão e é feito com o seu apoio. Inicialmente vamos recolher informação, construir uma cronologia com datas importantes e fazer algumas perguntas pertinentes que nos vão ajudar a criar uma base. Se surgir alguma dúvida no decorrer da organização, entraremos em contacto.

Tenho fotografias privadas e tenho receio em partilhá-las. De que forma a minha privacidade é protegida?

A sua privacidade está assegurada. Antes de iniciar o serviço é assinado um contrato que inclui uma garantia de privacidade. Todo o trabalho é desenvolvido dentro da estrutura da Oficina, não recorrendo a terceiros.

Mas eu nem sei quantas fotografias tenho…

Maior parte das pessoas não sabe. É por isso que o primeiro passo é recolher todas as suas fotografias e vídeos em diferentes dispositivos e plataformas e fazer uma organização base. Só depois desta fase conseguimos dar-lhe uma estimativa de quanto tempo demorará a fazer uma organização avançada.

Vão apagar fotografias?

Sim e não. Durante o processo de curadoria vão ser identificadas fotografias duplicadas. Estas serão apagadas, garantindo que se guarda a de melhor qualidade.

Neste mesmo processo vão ser identificadas as “não fotografias” (fotos de recibos, notas, capturas de ecrã, etc.) e fotografias acidentais (muito escuras, com dedos à frente, desfocadas, etc.). Estas fotografias serão separadas da colecção para revisão do cliente e só serão apagadas com autorização.

Tenho fotografias num disco que pode estar danificados. Fazem recuperação de dados?

Não. Se suspeita ter discos corrompidos ou danificados, deve tentar recuperá-los antes da sessão de recolha.

Quanto tempo demora até ter a minha colecção pronta?

Depende da complexidade do projeto, pois cada colecção tem as suas próprias características. O tempo vai depender da quantidade de fotografias que tem, se elas estão espalhadas por muitos dispositivos e da profundidade da organização que pretender.

Como é que eu acrescento fotografias e mantenho a minha colecção organizada?

Com um plano de ação criado especificamente para si. Depois da organização é-lhe fornecido um documento com uma rotina de manutenção para incluir novas fotografias na sua coleção, mantendo a organização.

Se não tiver disponibilidade para o fazer pode contratar o serviço de Manutenção e a Oficina faz por si.

A colecção é entregue em disco externo? Ou num serviço nuvem?

O seu arquivo principal é fornecido num disco externo e/ou num serviço de nuvem aconselhado por nós, adequado às características da sua coleção. Aconselhamos sempre a ter uma cópia de segurança num segundo disco externo.

Os discos e softwares necessários estão incluídos nos serviços?

Não. Qualquer gasto com software (específico para serviços Oficina Ensina) , serviços de nuvem ou discos é pago pelo cliente. A Oficina das Fotografias apenas aconselha sobre quais os mais indicados para a sua colecção.

O sistema operativo que uso faz diferença para o serviço?

Não. É indiferente usar Windows ou MacOS porque a oficina está preparada para ambos.

Quero ser eu a organizar as minhas fotografias, mas não tenho os conhecimentos necessários. Como a Oficina me pode ajudar?

Tem o Aprender a Fazer, com acompanhamento individual ajustado às suas necessidades particulares. São 6 sessões em direto, com o máximo de 2h, durante as quais lhe ensinamos as melhores técnicas, métodos, softwares e outras orientações necessárias para concretizar o seu projecto.

Para além do conhecimento, no Aprender a Fazer tem acompanhamento personalizado para manter a motivação até conseguir ter a sua coleção organizada.

Se tiver conhecimentos avançados pode agendar uma Sessão Individual para aprender alguma técnica específica ou desenhar um plano de ação.

Tenho fotografias antigas que queria digitalizar e organizar. Têm esse serviço?

Não. Mas é um serviço em que estamos a trabalhar para oferecer em breve.